O ambiente conjuntural
A conjuntura atual tem determinado a necessidade de as empresas se tornarem mais competitivas e sustentáveis.
Consequentemente, regra geral, as empresas têm vindo a adoptar estratégias restritivas conducentes à alteração ou eliminação de fluxos internos de controlo e/ou de redução de recursos humanos, bem como de processos ou de procedimentos enraizados ao longo do tempo.
Por outro lado, as incertezas crescentes e a necessidade de tomar decisões relativamente ao rumo mais adequado à realidade que se apresenta exigem informação atual, correta e objectiva, mesmo para as empresas cuja dimensão não permite manter departamentos dedicados à preparação deste tipo de informação.
Esta nova realidade expõe as organizações a riscos de escassez de informação, diminuição da sua qualidade ou até a situações internas de fraude, muitas vezes sem que as hierarquias ou a gestão de topo se apercebam atempadamente desse facto.
Controlo e monitorização como estratégia
Conhecedora desta realidade e do seu contexto, a GabinAud presta uma gama de serviços, assente em regras de independência, confidencialidade e reserva, com o objetivo de identificar e mitigar estes riscos nas empresas, com base em planos de trabalho definidos e calendarizados em articulação com o cliente.
Experiência
O fundador e sócio-gerente da empresa é licenciado em economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e concluiu uma pós-graduação em Contabilidade e Fiscalidade e outra em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais, ambas no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.
- Entre 2002 e finais de 2013 foi responsável do Departamento de Auditoria Interna de uma das maiores empresas de construção civil e obras públicas de portugal, tendo neste perÃodo de tempo concluÃdo no IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna 11 cursos de formação profissional em diversos domÃnios da função de auditoria interna. Também ao serviço desta empresa, realizou ou coordenou auditorias internas/operacionais por todo o paÃs (continente e ilhas) e entre os anos de 2007 e 2011 em 11 paÃses na europa, áfrica e américa, em dois dos quais liderou o processo de criação de um departamento de auditoria interna local. Liderou também o processo de criação e implementação de normas ou procedimentos em delegações ou empresas deste grande grupo empresarial em alguns paÃses, incluindo Portugal.
- Foi, durante 11 anos, Diretor de Hotel em três unidades hoteleiras, uma em Portugal e duas em Cabo Verde (numa fez parte da estrutura societária). Em todas organizou as respetivas áreas funcionais e implementou todo o sistema de controlo interno.
- Foi, durante 3 anos, Gerente Geral de uma cadeia de lojas de pronto a vestir e alta costura em Caracas, na Venezuela.
- Iniciou a sua vida profissional, na área administrativa, primeiro numa indústria transformadora de peixe, durante 1 ano, e depois numa importante fábrica de cerâmica artÃstica e decorativa sedeada em Caldas da Rainha, onde prestou serviço durante 4 anos.